quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Comissões Parlamentares de Inquérito

Direito Constitucional - Peculiaridades das Comissões Parlamentares de Inquérito
O Programa Prova Final da Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes - LFG apresenta no Curso de Direito Constitucional uma exposição do tema 'Peculiaridades das Comissões Parlamentares de Inquérito', apresentado pelo professor de Direito Constitucional Erival Oliveira.

O professor alerta que nenhuma CPI pode determinar a interceptação telefônica e o grampo; nenhuma CPI pode expedir mandado de prisão, e atenção, qualquer um de nós inclusive os membros de uma CPI podem prender em flagrante; nenhuma CPI pode expedir mandado de busca e apreensão.

E mais, as CPIs Federais, Estaduais e Distritais podem determinar diretamente aos órgãos, desde que o façam fundamentadamente, as seguintes quebras: quebra de sigilo bancário (ver extratos das transações feitas naquela conta); quebra de sigilo telefônico (ver os extratos das ligações feitas); quebra de sigilo fiscal (ver cópia das declarações de imposto de renda).

Pode ter CPI nos Senado e na Câmara dos Deputados ou CPI mista ou comissão parlamentar mista de inquérito = investiga a atuação do movimento dos sem terra.

Quem quiser escrever para o programa Prova Final, basta entrar em contato pelo e-mail: provafinal@lfg.com.br. As aulas são exibidas na TV Justiça, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã.

Nenhum comentário:

Arquivo do Blog