segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Embargos de Declaração

Direito Processual Civil - Embargos de Declaração

O Programa Prova Final da Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes - LFG apresenta no Curso de Direito Processual Civil uma aula com o tema 'Embargos de Declaração', apresentada pelo professor de Direito de Processo Civil Renato Montans.

Explica o professor que os embargos de declaração objetivam esclarecer uma decisão contraditória/obscura ou integralizar uma decisão omissa. Os embargos de declaração cabem nas decisões em que houver, obscuridade, que é a difícil compreensão do texto decisório; contradição, situação em que o magistrado deduz idéias inconciliáveis entre si; omissão, que se dá quando o juiz deixa de decidir questão pertinente ao deslinde do processo.

O professor alerta que cabem embargos de declaração contra toda e qualquer decisão. Sobre o processamento, o professor explica que o endereçado se dá ao prolator da sentença, no prazo de 5 dias; não há preparo; e não há contraditório.

Ainda, alerta que nos termos do artigo 538, CPC, os embargos de declaração interrompem (volta a contar do início) a contagem de prazo para outros recursos. Da decisão dos embargos, será contado prazo integral para o recurso principal. Independente do motivo, os embargos sempre interrompem a contagem do prazo para outros recursos.

Quem quiser escrever para o programa Prova Final, basta entrar em contato pelo e-mail: provafinal@lfg.com.br. As aulas são exibidas na TV Justiça, de segunda a sexta-feira, às 6h da manhã.

Nenhum comentário: